terça-feira, 10 de março de 2009

A professora de Ciências.



Eu poderia ter evitado muitas coisas na minha infância. Muitas tristezas, muitos sonhos, corações partidos, pequenos milagres, alegrias e pessoas. Mas, sempre escolhi correr os riscos ou os corria, por não ter escolhas.

O meu único temor em 1991 eram as terríveis argüições orais de ciências, da professora Lelena Felix. Não que eu não gostasse da Lelena, pelo contrário, tinha grande admiração pelo seu conhecimento, mas responder duas perguntas todas as quintas para a sala toda ouvir, não era uma coisa que eu gostava de fazer.

Primeiro, porque eu nunca me senti bem ao ser pressionado em público. Segundo, tudo que eu deixava de estudar para a argüição, era perguntando para mim. Eu sabia a resposta de quase todos da sala, mas quando chegava à minha vez, juro, eu não tinha as respostas. Fato era que, eu sempre errava e muitas vezes, me sentia envergonhado ao fim.

Após me sair bem em suas provas bimestrais, Lelena me convidou para uma conversa no final de uma de suas aulas. Ela me olhou nos olhos e me perguntou:

_Samarone, você tem tirado boas notas em minhas provas, vejo que você se esforça nos trabalhos, mas ainda não entendo o porquê, de você não responder as minhas perguntas na argüição oral. Você já percebeu que eu sempre faço as mesmas duas perguntas desde o primeiro dia?

Lembro que fiquei calado, enquanto várias justificativas furadas vagavam em minha mente. Como eu não percebia o óbvio? Eram as mesmas perguntas sempre. E ela completou:

_Uma das coisas mais importantes que posso te ensinar é que, você escolhe o seu futuro. Seu destino depende de você e das suas escolhas. Talvez, ele venha a bater a sua porta por várias vezes. Talvez, não. Fique mais atendo a todas as perguntas, elas sempre te levam a um novo caminho. Um sim ou um não mudam toda uma história.

E na quinta seguinte, acertei as duas perguntas da argüição oral.


11 comentários:

Aninha disse...

É meu amigo blogueiro, às vezes não percebemos o q está no nosso nariz e passamos apertados à toa, deixamos de progredir à toa ... tô viajando como sempre ... abçãooo!!!

Priscila Costa disse...

"mas ainda não entendo o porquê, de você não responder as minhas perguntas na argüição oral."

Sames responde: Porra, Professora! Ainda não viu que eu sou loiro ?

Tá, desculpa, não podia perder a piada =x

IUSADHIASDHSAIUHDSIAUHASIUDHASUI

Unknown disse...

Olá amigo, concordo com você: temos o livre arbítrio, e somos então responsáveis pelo o que vivemos em nosso dia a dia. Fico felizque tenha ido visitar meu blog e deixado sua participação, ela é importante . Um grande abraço carinhoso

Eddi disse...

rsrsrs...Ai cumpadre preciso rir do comentário da Priscila (acima).

Bjokas Marujo!

Unknown disse...

O Seu blog está lindo! adoro verde e ficou bem bacana, diferente.

estou seguindo vc tá? olha quis dividir aquele texto com as pessoas q visitassem meu blog justamente pq achei lindo!

tenha um lindo dia Same.

Francieli Severo disse...

Vc tem razão, música tb completa em mim oq está faltando!
E temos alguns gostos em comum... escutei algumas músicas que gosto pelo teu blog mesmo. Ótima particularidade essa de postar músicas! Elas dizem mto sobre a personalidade das pessoas.

Obrigado pelo apoio!

Outro abraço!

Aninha disse...

NÃO ASSISTI A 5ª ... KKK!!! NÃO ME MATE POR ISSO, AINDA SOU A FÃ N.º 1 ... hehehe!!! E brigadinha pelo elogio, tirei essa foto sábado a noite, indo prá balada ... rs ... arrasei viu amigo ... rs!!! Mas me diz, como vão as coisas??? Td em riba??? Abc e bj

Mundo do Jujuba disse...

Afinal, quais eram as perguntas???

E hoje tem mais uma arquição oral então heim...

Sofia Rezende disse...

Nossa, seu blog tá chique no último hein hehehe. Tem sorteio de livro no meu blog! Corre lá!

Daniela Costa disse...

Quem diria, hem? Hoje você gosta muito de falar na sala de aula, né? Se for na aula de pesquisa então? (rsssssss).

Parabéns pelo texto.

Son Of Shadows disse...

eu sempre me dava bem nessas argüições orais da professora Lelena