quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Ensinamento de natal.


Nunca fui bom em pedir presentes de natal. Descobri isso quando eu tinha 12 anos, ao acabarem as pilhas do meu carrinho de controle remoto, dois dias após ganhá-lo do papai Noel. Não existiam pilhas recarregáveis naquela época, e minha mãe, não poderia comprá-las semanalmente para mim, me lembro que elas eram caras. Então, eu encostava o brinquedo até conseguir pilhas novas.

Mas o que doía mesmo, era ver que, todas as outras crianças da rua, sabiam escolher os presentes natalinos, bem melhor do eu.

Bicicletas, patins, videogames, pogo-ball, lango-lango e infinitos brinquedos que não precisavam de pilhas para funcionar, eram sempre os pedidos de natal da criançada. E eu, sem entender, continuava a pedir brinquedos que precisavam das benditas pilhas.

As férias começavam e eu ficava olhando as crianças brincando com seus presentes, com aquele arrependimento bom de criança de não ter escolhido um brinquedo certo. E muitas vezes, eu ficava esperando a oportunidade de usufruir do brinquedo alheio. Não era fácil, já que presente novo é chato de emprestar, e eu sem as pilhas, não tinha o meu para usar de troca.

Sei que as crianças de hoje, não sofrem do mal dos brinquedos eletrônicos. Todos eles, são movidos a pilhas e baterias recarregáveis. Mas, mesmo assim, quando tiver meus filhos, vou ensiná-los a como escolher corretamente um presente de natal.

Pois existem ensinamentos, que devem ser passados de pais para filhos e que não podem ser perdidos com o tempo. E para mim, esse é um deles.


Música do dia: Onde você mora?, Cidade Negra.

13 comentários:

Luciana Cristine Ayres da Rocha disse...

obrigada pela visitinha! adorei seu cantinho! e apareça mais vezes! com relacao aos presentes de natal, no meu caso, sempre escolhia ou jogos ou bonecas q eu podia pintar e mecher no cabelo delas! só q sempre gostei de brincar sozinha ou com as pessoas mais velhas q eu - pai, mãe, avós ... nunca gostei de brincar com crianças da mesma idade q a minha kkkk ... achava elas muito crianças kkkkk ... beijinhos e tenha um otimo dia!

Narcisa disse...

Oi! Obrigada pela tua visita! Eu acho que até escolhias bem os teus presentes, assim aprendeste a esperar! Volta sempre!

Eddi disse...

Oi amigo Sam!
Sabe, essa sua post me fez lembrar um fato da infância...
Todos os meus amiguinhos e amiguinhas da rua tinham o tão famoso video game ATARI. Meu pai, na época não teve condições de comprar um pra gente! Nesse caso a gente ia pra casa dos amiguinhos jogar e aí era frustração na certa, eles eram todos craques nos jogos e qdo chegava a nossa vez de jogar, perdíamos todas as vidas em questão de segundos, e aí até a chegar a nossa vez de novo demorava viu. Bom, só sei que minha mãe chamava a gente para entrar pra casa qdo muitas vezes ainda nem tínhamos se quer segurado o controle em nossas mãos.
Era triste viu amigo!!!
bom, só sei que há uns meses atrás aí, estávamos visitando uma feirinha de antiguidades e nos deparamos com um ATARI e com vários cartuchos (river raid, frostbite, enduro, etc), só sei que compramos e nos divertimos em casa viu. Sei que hj tem até cd com esses jogos, mas a graça mesmo é com aquele controle que quebrava de tanto forçar nos jogos de olimpíadas. Rsrsrs
Amigo Sam, vc teve um ATARI, gostava? Bjs e até a próxima post!!

Eddi disse...

Amigo, a minha amiga Lu Ayres acho q tb, assim como vc, esperava mais do Tony viu. Disse que ele nem tem esse braço todo pra usar regata! rsrsrs
Mas confesso que eu gostei do que vi viu amigo!!! rsrsrs Ele é uma simpatia!!!
Bjosss

Rai disse...

oi amigo Sam (rsrs)
nossa vc andava meio sumido. senti sua falta por aki. Eu adoro seus posts, me da uma nostalgia gostosa...acho que vc deve ter minha idade, porque me vejo muito bem nos seus textos.Vejo as crianças entrando em ferias escolares agora, e me pego lembrando que quando eu era criança/adolescente era doida para as ferias chegarem, só para ficar no clube o dia inteiro brincando e ir para casa da minha avó que é na roça, nadar no lago, tocar boi com meu avô(que nos deixou este ano infelizmente), acordar cinco e meia da manhã para tirar leite das vacas....O época boa. E vejo a criançada saindo de ferias e ficarem enfurnadas dentro de casa vendo tv, jogando video game e so querem ganhar de natal mp3, mp4, mp7,mp9. Vejo meus primos mais novos não quererem ir para roça da minha avó porque lá nao tem NADA PARA FAZER. Estranho, triste. Não queria que meus filhos crescessem assim. já to falando demais!
Então em relação a sua pergunta, O suco de limão é acido, assim como o abacaxi, ajuda a equilibrar o organismo, principalmente apos uma refeição gordurosa, mas meia hora antes ou depois das refeições. Liquido nas refeições nao engorda, mas atrapalha o processo da digestão, dilata o estomago fazendo com que a gente fique com fome mais rapido.

Rai disse...

ah vc tem que publicar o Aurelio o rato amarelo para ontem. E muito fofoooooo. Bjinhos

Eddi disse...

Amigo Sam...uma curiosidade! Vc também faz RA? Procurei algo relacionado em seus post´s mas não encontrei? Bjos

Eddi disse...

rsrsrs!!! Claro que posso ajudar...
RA = Reeducação Alimentar.
Dieta se preferir...rsrs
Bjos
Tem msn?

Lílian de Oliveira disse...

hahahaha Adorei... meu irmão tinha o mesmo problema que você. Eu sempre fui do tipo barbie-coisas da barbie- roupas - livros. Depois de um tempo virou bolsas - maquiagem - livros - dvds, ou coisas mais caras como video game (um que quando eu pedi já era raridade "Mãe, eu quero meu super nintendo de volta" hahahah), aparelho de video, essas coisas.

Pois é, eu amo o natal, e como ralei para achar um template bonitinho pronto para poder usar esse ano. Assim que passar eu volto com meu sidebar antigo, e atualizado hehehe.
Obrigada mesmo por virar meu seguidor, tava tão vazio sem ninguém hehehe ;*

minif disse...

Otra vez,..yo opinando sobre tu blog…
Sam quiero decirte que fuiste un niño afortunado de tener un juguete en navidad!,..aunque te faltarán las pilas y las consiguieras de vez en cuando…no sabes realmente lo afortunado que fuiste…pienso que mientras tú tenías juguete muchos niños en todas partes del mundo no tenían ni siquiera un pan que llevarse a la boca y menos aún se hubiesen podido imaginar siquiera que recibirían juguete alguno!!

En estas fiestas no perdamos el verdadero sentido de la Navidad…empecemos por cambiar nosotros mismos desde dentro, pensemos un poquito en todos los niños que pasarán no una si no muchas navidades con el mismo zapato del año pasado ya con un agujero que hizó su dedito de tanto crecer, con la misma ropa gastada…pensemos en las madres o padres que están presos y no pasarán esta navidad con ellos !!, en aquellos que pasarán sin madre o padre o sin algún familiar que ya no estará con ellos…

Sólo dejemos de ser egoístas y pensemos un poco más en las demás personas….

Un beso para todos los niños de las favelas en Brasil…y para mis niños de los barrios marginales de mi Perú querido!!

minif disse...

Adios amiguito!!!...tengo que desatar un nudo en mi garganta...Buen fin de semana y a meditar un poquito...
cuando veas un niño en la calle pidiendo limosna, ese puede ser Jesús...y el anciano de la otra calle puede ser jesús...
y si vez un pez en un acuario...puede ser Romy..jejejeje
besos para ti y camila!!...se oyen las campanas!!!

AJL disse...

Obrigada pela visita. Resolvi retribuí-la e dizer-lhe que gostei de seu espaço. Mas em relação ao natal. Fico muito triste em saber que a sociedade, mais agora do que nunca, relaciona datas como esta a atitudes capitalistas e consumistas. A maioria das crianças de hoje nem sabem o verdadeiro significado do natal e sim têm a data como época de ganhar presentes, que de preferência são anti-educativos e culturais.

AJL disse...

Você estuda na estácio?