terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Quando deixei o cabelo crescer.



Assim, como todo menino que viveu no início dos anos 90, fã dos Guns n´roses, deixei o meu cabelo crescer. Não era aquela vasta cabeleira que sustentava o Axel na época, mas era o maior cabelo entre os meninos da 5º série e eu me orgulhava dele.

Não era fácil de cuidar e geralmente era a minha mãe que me penteava. A cada passada de pente, ela me lembrava que eu não deveria ficar próximo as crianças que coçavam muito a cabeça. Você pode pegar piolho e perder esse lindo cabelo, dizia ela. E eu me cuidava e selecionava bem os colegas.

Foi com a minha cabeleira que consegui meu único apelido de escola. Fiquei conhecido em sala de aula como Bodão. No começo eu apelava, não era fácil ter um apelido de um bicho. Ninguém explicava o porquê do apelido, simplesmente me chamavam e deixavam minha imensa imaginação de criança pensar mil coisas. Quando descobri que era por causa do meu cabelo, não liguei mais. Eu gostava dele e não era um apelido que me faria cortá-lo.

Certa vez fui às compras com minha mãe e irmãs. Dom Silvério não tinha supermercados e toda a compra era feita por pedido de balcão. Ficávamos parados em frente à bancada pedindo cada item da lista de compras e esses, eram postos dentro de uma caixa enorme de papelão. Enquanto esperávamos, um amigo de minha mãe aparece e uma conversa se inicia. Ao se despedir o amigo diz:

_De todas as suas filhas, a mais linda é essa aqui! Que cabelo lindo dessa loirinha.

Ele, não se contentando com essa frase, ainda colocou a mão na minha cabeça dizendo que eu poderia se modelo.

_Corra atrás, você pode ser muito famosa. Vai ficar alta essa menina heim?

Não me lembro qual palavrão eu respondi a ele. Ou se disse mesmo algum palavrão. Sei que falei bravo que eu era homem e não mulher. Descobri que eu poderia aturar tudo pela minha vasta cabeleira, menos ser confundido com uma menina. E nesse mesmo dia, cortei meus cabelos.

O engraçado foi que me senti mais livre com cabelo curto. Meus melhores amigos de infância só apareceram depois do corte, eu os evitava por causa dos piolhos. E para melhorar, o meu apelido foi esquecido.

Hoje, agradeço sempre ao amigo da minha mãe, pois, foram seus confusos elogios, que me fizeram ter, os meus melhores anos como criança.

Música de hoje: You Ain't the First, Guns n´ Roses.

13 comentários:

Eddi disse...

História incrível meu amigo!!! Estou rindo aqui sozinha, imaginando a sua cara no momento do confuso elogio do amigo de sua mãe. Eu particularmente, sempre achei lindo garotos com cabelos cumpridos!!! Mas acho que o caro, forçou hein, não deve ter olhado direito!!!
Bjos e boa semana!!

minif disse...

jajajajajajajjajaaajajajajajaaaja!!!!
Tu lado gay!!!sam..
Sabes que mi hijo miguel tambien está ahora en esa onda..!, pero el problema es que en la escuela no se lo permiten...y ahora que ya le quedan 2 años para terminar la secundaria..entrará a una academia para prepararse para la universidad..y por supuesto este fin de semana según él fue su último corte de cabello!!!....jajaja
Es increible lo que representa para un adolescente tener el cabello largo, es esa búsqueda de identidad lo que los lleva a tener el cabello largo, los polos anchos y zapatillas converse con diseños originales..(..!Que nadie los tenga mami, porque yo soy único!!!)..y yo diciendole hijo: mientras pueda comprarlos lo haré!!.., pero no dejas de ser "único y especial para mi" con zapatillas o polos de "marca"..es bueno que busques tu identidad pero no olvides nunca tu "esencia"...es lo que en realidad te hará una persona muy "especial y única"..
Un besito para la niña más linda entre sus hermanas!!!jijijiji..:)

Luciana Cristine Ayres da Rocha disse...

oies! sumido!! nossa, eu amooo homens de cabelos compridos! na minha época de rock and roll só achava bonito os meninos de cabelo comprido ... pois chacoalhavam a cabeleira na frente do palco e eu junto ... a gente ia a loucura rsrsrs ... e geralmente são bem cuidados! eu conhecia um q tinha o cabelo loiro liso, muito parecido com o do Axl ... eu babava no cabelo dele ...
e qnto ao te confundirem, acho q com 11 anos isso é normal, né? e nao minha opinião, os meninos de cabelo comprido, mesmo novinhos, continuam gatos! rs

beijinhos e boa semana!

Eddi disse...

ooopsss...cabelos "compridos" e não "cumpridos"!!! Sorry!

Lílian de Oliveira disse...

hahahaha que sacanagem heim... Eu tinha amigos que tb deixavam o cabelo crescer, alguns ficavam lindos, outros nem tanto. Um deles cortou depois que uma menina chegou para ele e disse: Vc era tão lindinho, esse cabelo te estragou por inteiro. Além da humilhação de ouvir aquilo ainda sofreu com todo mundo rindo dele por um mês.

Mas tenho que concordar com as meninas acima, menino de cabelo comprido é lindo.
E é bom enquanto ter na "aborrecencia" pq não precisa ligar para emprego e coisas do tipo, além de não crescer com aquela dúvida: como eu ficaria?

Camila Salles disse...

Essa história eu não conhecia... só a parte do apelido de Bodão!!! Te amo!!!

Suzana disse...

Sames... Muito legal essa história...Vou prestar atenção nisso, pois estou deixando cabelo do meu filhinho ( 3 anos ) crescer ( rssss ) e já o chamaram de menina!!! rssss
Obrigada pela vista no meu blog, vc tem razão vou correr atrás ...
Super beijo, acompanhe sempre que puder, vou adorar.
Estou seguindo seu blog..Amei!
Beijo
Suzana

Milis disse...

Ei Amor, super saudades de você!! Te amo!!! bjim

Kat disse...

Hahah.. muito legal, eu adorava Guns, tinha até poster do Axl!
Muito bacana seu blog! :)

Rai disse...

hi amigo sam!
vc é hilário! junta estes seus causos de Dom Silvério e publica.
Acho que não vou precisar do telefone da sua tia de Dom Sivério, já que esta receita de chá é uma velha conhecida minha também. E eu no auge dos meus 27 aninhos ainda fujo dela...não vó, não quero, tá to be sentindo buito belhor, rsrsrs. bjim

*^^* disse...

Huahauhauahaua, muito boa forma como você passa a nós leitores toda essa história^^.
Quanto ao seu trabalho terei imenso prazer em ver, já estou super ansiosa.

Um Grande Abraço. Desejo um bom trabalho.

Gleice G. Gude.

Andréia disse...

Só imagino a cena do cara colocanod a mae em sua cabeça hehehe tu deve ter ficado puto neh
Lembro que em uma época os meninos tinham cabelos mais bonitos e cuidados que das meninas.
Eu tb era piolhenta, só em passar perto de alguém que tinha pulavam todos pra minha cabeça hehehe na verdade eu sabia quem tinha, mas eu gostava tanto dela q nao deixei de ser amiguinha dela... mas qdo chegava em casa sofria com a mãe e uma senhora q moraca aqui perto pegando meus cabelos pra tirar as lendeas hehe aiiiiiiii como doia....

Aninha disse...

KKK!!! Engraçada essa parte da sua vida!!! Chorei de rir!!! Nessa fase passamos e fazemos cd coisa ...