terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Das coroações.



Foi com meus sete anos de idade, que comecei a participar e a ajudar, na igreja de Dom Silvério. Não tinha muitas coisas para fazer na cidade e ir para a igreja, fazia o meu tempo correr mais rápido. Fora, que eu conhecia e fazia amizades com pessoas interessantes.

Comecei fazendo coroações. Eu nunca gostei de coroar, sempre achei coisa somente para meninas. E hoje mais velho, vejo que realmente eu tinha razão. É claro que eu não me vestia de anjinho como as garotinhas. Eu sempre usava um terno, camisa e gravata.

Muitas vezes, passava horas ensaiando os cantos em casa. Morria de medo de esquecer a música na hora H. Eu fazia sempre bem feito e cantava o mais alto e afinado que eu podia, minha mãe, sempre ao longe tirava fotos e ria de orgulho. E sem saber, isso me ajudou a aprender e a ter coragem de falar em público. Hoje, me acho muito bom nisso, não tenho vergonha alguma em conduzir apresentações para muitas pessoas.

Participei de muitas coroações e mesmo assim, só coloquei a coroa uma única vez. Geralmente, era minha função colocar a palma ou balançar o pote de incenso. Até que era muito divertido, juro. E com isso eu nunca liguei de ser o coadjuvante. Por que, independente do que fariam na coroação, todos ganhavam o mesmo saquinho cheio de pipocas guri, mirabel, bala bandinha e soft.

E acredite, para mim, na época, não existia prêmio melhor.


Música de hoje:

12 comentários:

Andréia disse...

Meu irmão foi coroinha por mtos anos e dei catequese do Crisma dois anos e tb gostei mto dessa época.... aqui em casa somos bem religiosos, participamos das missas e nao somos católicos somente no nome hehehehe

Tb gosto de chuva, mas é q aqui em SC deu muita enchente e agora q estav tudo querendo entrar nos eixos, a chuva voltou, e mais um bairro está debaixo dagua... ai qualquer nuvem já é motivo de desespero.
bjos e uma otima terça :)

Suzana disse...

Olá, Sames ... Estou e vc ??

Muito legal seu post. Saudades, né !

Então, acredita deixei de pensar ... ou até de achar que gosto de Mc Donnald... rsss

é ... realmente estou confusa com essa premição ...

Super beijo uma ótima semana !
Su

minif disse...

Que lindo niño!!, si me imagino que tu madre debe estar orgullosa de ti por lo que fuiste y eres ahora, no hay mayor alegría para una madre que ver a un hijo llendo por el camino correcto y surgir como lo has echo tú, con mucho esfuerzo..por eso eres suuupersam!!...Un beso para ti y uno especial para tu mami!!

Luciana Cristine Ayres da Rocha disse...

Ai q fofo!! meu pai foi coroinha! e acho essa fase linda! tenho orgulho de ver os meninos ajudando os padres na Santa Missa! e fazem tb pq gostam! aó não sabia q tinha premio no final de cada apresentação! eu fui catequista uma epoca e achava tb legal! ensinei muito as crianças q ficavam sob minha responsabilidade q nao precisavamos fazer nada obrigado e sim por prazer ou por se sentir a vontade! hoje, por meu marido ser de outra religião nao participo mais e sinto falta! acho muito válido participar da comunidade! beijinhos e belo post! amo vir aqui!aahh, vc era muito fofo qndo criança rsrsrs

Eddi disse...

Que criaturinha simpática na foto viu!!! E o fotógrafo queria mesmo fotografar vc neh e mais ninguem que estivesse por perto, rsrs! É muito provável que não seja O fotógrafo e sim A fotógrafa [mamãe coruja], rsrs!
O Ro tb já foi coroinha.
Abraços e boa semana Sames!!!

Eddi disse...

Por acaso Mirabel eram aqueles wafers numa embalagem pequenas?? Ai como eu amava aquilo, levava na lancheira para a hora do recreio!!! Recreio...nossa, sabe que quando fui para 5ª séria tive uma enorme dificuldade para começar falar " a hora do intervalo" e não recreio. Ai que saudade!!!

Kat disse...

Um dos meus maiores traumas da infância foi ter estudado em colégio católico e nunca ter coroado, pq eu sempre fui a mais alta da turma e as professoras só colocavam as meninas pequenininhas... snif.. snif,, muito paia!

Se eu tivesse muito dinheiro ia comprar o Wii Fit pra mim.. e se ganhasse na megasena ia sortear para os leitores do blog( ia dar pane no blogspot)

Unknown disse...

Eu adorava fazer coroações, mas eu sempre usava roupona de anjo para isso.
Minha mãe até fez uma roupa para mim usar em todas a coroações, afinal, eu estudava em colégio de freira, era coroinha e vivia na igreja também. Nossa.. bons tempos.
Teve uma vez que em uma cidadezinha aqui perto, onde meu avô tinha uma fazenda, teve coroação e eu fui chamada, lá fui eu com roupona e asona. As meninas lá me olhavam com cara de ódio, pq minha roupa tirou toda a atenção das asinhas de papelão delas.
Tadina delas e de mim que não tinha nada a ver com aquilo.
Mas eu adoro, ah! como eu adorava isso.

Rai disse...

amigo Sam! como vai?
bom aki em casa somos 3 moças e 1 rapaz, e meu irmao coitado morria de ciumes das nossas coroações, pq na minha infancia era um acontecimento aki em Viçosa.E minha mãe e super catolica, e sempre queria que eu cantasse sozinha, isso me ajudou como a vc, sou extrovertida e tenho facilidade de falar em publico.POr isso tenho muita vontade de ser professora.Mas enfim,minha mãe finalmente conseguiu que meu irmao fosse coroar São Francisco de Assis, e tinha que vestir uma tunica vermelha, ele foi só uma vez , ficou decepcionado, queria vestir asas e coroa, rs e apelou tadinho.Depois ficou participando da passeata dos anjos com uma varinha de fogo, há anos não vejo isso. E ela sempre fazia supresinhas para dar de presente as criancas e anjinhos, tinha mirabel tbem , tinha bis, bala banda, bala soft, um chocolatinho em forma de guarda chuva, rs com um gosto de parafina danado, vc lembra? ahahahahaha
achei fofa sua foto. Mas vc podia colocar uma foto do bodão aí ne? ahahaah. bjim

*^^* disse...

Sames, estou meio relaxada não tenho escrito mais no meu blog. Tudo devido a correria, mas idéias não faltam, muito menos sentimentos e pensamentos.
Você entrou na questão de se sair bem em apresentações devido ter exercitado tudo isso quando ainda pequeno. Você me fez lembrar as fotos da minha infância, pois são marcadas de apresentações e eu com o "berreiro" aberto, era muiiiito inibida, recordo-me de quando tinha que tirar uma dúvida com a professora e eu não conseguia...simplesmente começava a chorar!.
Hoje em dia me dou super bem em apresentações, pois quando tinha por volta de 10 anos de idade decidi fazer teatro o que me ajudou muito a falar em público....como são as coisas né...hoje falto falar pelos cotovelos^^.

Um grande abraço.

Gleice Gavranic Gude.

Milis disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Meninas de Pantufa disse...

Olá Amigo:
Te indiquei para uma brincadeira séria rsrsrs passa no meu Blog e por favor, vamos dar continuidade.
bjks