sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A primeira do lado A.



Quando se tem cinco anos de idade, nada faz muito sentido. Mesmo, quando se ganha coisas que o fazem por si só. Me lembro de ganhar da minha mãe, um disco de vinil chamado A arca de Noé. Ele era verde e todo santo dia, eu o tocava no nosso antigo Phillips 3 em 1, para o meu deleite e de minhas irmãs.

Era bom cantar as músicas dos bichos e o mais rápido que pudemos, decoramos as letras. Até a voz do pato pateta, nós faziamos. O engraçado é que, eu sempre evitava uma canção. Não achava a menor graça na música que abria o disco. A primeira do lado A.

Quando chegava à noite, minha mãe, sempre nos ninava ao som de nosso disco predileto. Mas, mesmo sabendo de nosso gosto pela primeira canção do vinil, ela insistia em tocá-la.

Lembro que reclamávamos e ela sempre dizia que, todas as músicas são especiais quando ouvimos com o coração. Mesmo assim, queriamos sempre as músicas dos bichos.

Hoje, vinte e três anos após ganhar o disco, não o tenho mais. Ele se perdeu em nossas mudanças. Mas, carrego no coração, uma pedaço da letra que fazia parte de uma música daquele rodado vinil verde. Justamente da canção que eu sempre evitara. A primeira do lado A:

“... Afinal com muito custo
Em longa fila, aos casais
Uns com raiva, outros com susto
Vão saindo os animais.

Os maiores vêm à frente
Trazendo a cabeça erguida
E os fracos, humildemente
Vêm atrás, como na vida...”


Obrigado mãe, por me ensinar a usar o coração para conhecer as coisas da vida. E por me fazer entender, o quanto é importante dar valor, a todas as qualidades de uma pessoa. Ou de um disco. :)


Para quem quiser ver e ouvir a canção. Vale muito a pena:

18 comentários:

Sofia Rezende disse...

Eu tenho o CD da arca de noé e as essas músicas também me marcaram muito. A que eu mais gosto é aquela "passa tempo tic tac tic tac passa logo" e "menininha do meu coração eu só quero você a três palmos do chão". Se quiser faço uma cópia pra você.
bjs

Luana Giampietro disse...

Olá!!
vi seu comentário lá no meu blog de filmes e vim agradecer a visita, e tb achei o seu muito legal!!

vou adicionar nos meus blogs acompanhados!!

se vc puder, entra lá e adicione tb como seguidor!!

beijos

Sofia Rezende disse...

tem também a do são francisco que vai pelo caminho... da coruja, do gato que toma banho e pula de lado ehehhe... ai que saudade heheh

Cíntia disse...

Oi...

Adorei o seu post...

Qdo somos crianças...nem temos noção do quão valioso é o significado de cada musiquinha q escutamos....

Mas q bom poder crescer e relembrar dessas músicas com mto amor e carinho né?

Bjux!!!!

Eddi disse...

Sam, meu cumpadre!
Suas posts me tiram daqui viu. Viajo longe qdo leio. Puxa, que delícia lembrar desses dicos coloridos. As x a gente escolhia até pela cor. Era mt bom mesmo!!!
E as mães hein, ô mulherada sábia né!!! Bjosss e bom final de semana amigo!
Ah, e qto a corrida na pampulha, não sabia não amigo, que bacana hein!!! Um dia eu chego lá!!! Bjuuu

*^^* disse...

Para ser sincera vinil não é da minha época...me lembro de ter visto alguns na casa da minha avó, mas nunca escutei.

Temos que aprender a ser feliz e agradecer cada dia de vida que Deus nos concede, assim como você escreveu no meu blog.
Temos que ouvir com o coração e sentir com a alma...e cada lição aprendida, dividir e não só somar.

***Mais uma para dicas de um mundo melhor Sames.

Grande abraço

Gleice Gavranic.

Joo disse...

Oie...

Vim agradecer a visita e xeretar seu blog!

Bye!

B. disse...

Não sei se você conhece o seriado "Anos Incríveis", mas a forma como você escreve me lembra muito a narrativa desse seriado.

Sou totalmente nostálgica com as músicas que fizeram a minha infância, devo confessar que tenho toda discografia do Balão Mágico em meu computador, hahahahaha.

B. disse...

Ráá!!! Eu estou baixando a série, no momento assistindo a 3° temporada, não sossego enquanto não ver tudo..

ADORO, e às vezes choro assistindo também, além de rír bastante com pequenas coisas..haha...

Além de amar as músicas sessentistas que tocam no seriado, enfim...está sendo ótimo redescobrir isso!

B. disse...

...e não, nunca gostei da Xuxa! (Lembrando agora das histórias que rolavam na escola, de que a xuxa tinha pacto com o capeta, hahaha).

Balão mágico para a vida!!!! rs

B. disse...

Ah, mas eu tenho o Torrent com todas as temporadas, completinho, acho que vai dar pra baixar sim. No mesmo torrent também tem uma pasta com músicas, que ainda não baixei...não sei se são as mesmas que você tem.

Blosson? Me lembro sim, mas pra mim passou muitos anos depois de de Anos Incríveis, não? Passou no SBT, eu já era grandinha quando passou Blosson, eu gostava..

Uma que me lembro da mesma época de Anos incríveis, nacional, que também passava na cultura, é "Confissões de Adolescentes", bem de menina mesmo, lembro que tinha a Débora Seco como atriz. (ok, desenterrei!)

B. disse...

Ahh, tenho um tremendo medo do fofão!!!

O rosto do fofão é composto por testículos!!! um ABSURDO!!!!! huahuahauhaua

B. disse...

O meu preferido foi o episódio em que o professor de educação física desenha o sistema reprodutor de uma mulher...EU RÍ HORRORES com aquele desenho, hhahahahah...tiveram outros que gostei muito também, mas minha memória é fraca e não lembro direito...rs
E quando morreu o irmão da Winnie? Triste. Chuinfff :(

Eu adorava os seriados da cultura, tinha um chamado "A Família Twister" que eu adorava tbm.

Aline Satiko disse...

Nossa, eu tenho esse cd, trabalhei ele com minhas crianças no ano retrasado, ma escola em que trabalho.
Nossas mães são muito sábias, e quando criança, realmente não entendemos porque.
Quanto à TPM, vc faz muito bem de ficar quietinho qdo sua namorada apresenta os sinais...
Porque se ela for igual a mim, que morde, vc não corre o risco!
kkkkkkkkk
meu marido precisa de umas aulas...
bjs

B. disse...

acho que Early Edition ainda passa em alguma TV paga, eu também gostava!

Putz, fizemos da caixa de comentários um chat, hahaha..

Bom descanso Sames...Samess.......só Sames mesmo, seu nome não se encaixa em outras palavras como o meu, hahaha =P

minif disse...

ooh sami.es linda tu historia, siempre las canciones que escuchamos en la niñez viven en nuestros corazones para siempre y cuando las ecuchamos nuevamente revivimos aquellos momentos que pueden ser dichosos o tristes..
ya hablaremos.. estos días tuve mucho que hacer...aahh por siacaso ya posteé hoy espero te guste lo que me sucedió aunque creemé a mi se me pusierón los pelos de punta...no hay duda que las brujitas me persiguen....
un beso amigo y muy buen fin de semana...!!!

Lu. disse...

E minha mãe sempre insistia em "Lindo Balão Azul", quando eu nem ligava muitos. Anos depois, lá vou eu escutar e choro horrores. Ah, essas patroas são sábias!

PS: Viva viva a vitamina!

Tania Capel disse...

nossa, eu tinha esse disco! tinha vários outros tb! lembro da história do "príncipe negro" (era da disney)... caramba!!!

adorei lembrar disso!
beijos