quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O meu pai.



Seu pai é um cara legal, era o que eu mais ouvia dos meus colegas em Dom Silvério. Mas, quando menino, sempre esperei mais dele. Não que eu fosse uma criança exigente ou mimada, longe disso. Eu apenas queria um pai mais presente e infelizmente, isso ele não foi. Provo isso pelas poucas lembranças de minha infância brincando ao lado dele, sempre que me recordo de um natal ou de um jogo de futebol importante na escola, muitas pessoas vêm a minha mente, menos o meu pai.

É estranho não conhecer uma pessoa que passou 17 anos ao nosso lado. Não sei nada sobre meu pai e acredito que ele saiba bem menos de mim.

Por isso meu pai, acho que o senhor deveria saber que, quebrei meu dente da frente quatro vezes, toco violão e sou desafinado, dirigi seis filmes e dois fizeram sucesso em Dom Silvério, conheço outras línguas, sou bom motorista, jogo videogame até hoje, Anos Incríveis foi o meu seriado predileto, odeio queijo de minas, gosto de ir ao cinema, ainda ouço as músicas do Renato Teixeira e do Bob Dylan, nunca andei a cavalo, escrevi mais de doze músicas e uma já participou de festival, corri a volta da Pampulha 3 vezes, gosto de cheiro de terra molhada, fundei um time de futebol para poder ser titular, tento sempre me colocar no lugar do outro, fui péssimo em bolinhas de gude, sou doador de órgãos.

Adoro bolo de aniversário com guaraná, nunca quis ser médico, tive pedra nos rins e a dor é foda, sempre gostei mais de suco do que de refrigerante, sou bom em pescaria, odeio dormir em barracas, me formei em publicidade e propaganda, ainda lembro do primeiro tênis que você me deu, estou aprendendo uma arte marcial, descobri que pessoas da capital são completamente diferentes das que vem do interior, já mudei minha forma de ser por uma pessoa (foi uma grande tolice), frequento a academia quase todos os dias, filmes baseados em fatos reais são os meus prediletos, nunca usei cerol em pipa, sou bom na cozinha e não gosto mais de ir a Dom Silvério.

Continuo ruim de bola, conheço outros países, o Sérgio, Fabiano e Lucas ainda são os meus melhores amigos, gosto de política, já hipnotizei galinha com giz de cera, naveguei o rio de Dom Silvério sentado em uma boia gigante, odeio velório, leio livros biográficos, consegui realizar quase todos os meus sonhos de infância antes dos 30, já tive um aquário, vi o Hélio Costa no aeroporto, quero aprender a andar de patins, guardo em silêncio minhas conquistas e trabalhos voluntários, tive muitos porres de vinho vagabundo, gosto de mágica e ilusões, não sou muito bom em matemática, passei muitos trotes na rádio, ainda tento comer de três em três horas, Rick foi o meu melhor cachorro, sei falar em público e não tenho preguiça de trabalhar.

Quero ter filhos, o Natal sempre foi meu feriado predileto, o Burger King faz o meu hambúrguer predileto, a morte não me faz muito medo (mas a respeito), ainda vou trabalhar em um colégio, tive um bloco de carnaval e ele ficou em segundo lugar, o Superman sempre foi o melhor na liga da justiça, ainda tenho ciúmes das minhas irmãs, nunca fui de colar ou buscar as melhores notas, macarronada a bolonhesa com azeitona e o meu prato favorito, não sei esperar, busco um tempo para conversar com Nossa Senhora todos os dias, nunca doei sangue, sempre tento ir ver o nosso Fluminense jogando no Mineirão, as vezes sou orgulhoso, lavo os cabelos todos os dias, manga é a minha fruta predileta, sou completamente apaixonado pelo novo,  adoro ouvir histórias de pessoas que acabo de conhecer, aprendi a ser meu melhor amigo e por fim, sempre amei o senhor.

*Este texto eu escrevi e publiquei em 2008 em meu antigo blog. Infelizmente o meu pai veio a falecer, mas antes de ir, tivemos a grande chance de passar 3 meses juntos, falando da vida, dos sonhos, de planos e do passado. Não consegui dizer tudo que escrevi aí em cima, mas falei o que pude e achava necessário. E o mais importante é que eu tive a certeza do amor dele e, que ele sabia que eu sentia o mesmo.

24 comentários:

Aline Satiko disse...

Eu tb tive um pai pouco presente, até mesmo porque, 6 anos de minha infância ele esteve no Japaão, e os outros não participou mesmo do meu crescimento, mas da mesma forma que vc, amo meu pai!
Porém acho que ele deveria saber mais sobre mim... assim como vc acredita que seu pai o conhece pouco...

Eddi disse...

Bom meu amigo, eu vou torcer para que o seu pai tenha oportunidade, e a sorte grande de ler essa post.

Bjooo

*^^* disse...

É estranho conviver tanto tempo com alguém ainda mais se tratando do próprio pai e não o conhecer, e ter a sensação de que ele também não te conhece.
Estava esses dias pensando, lembrando, revivendo e recordo-me de quão doce eu era...vivia abraçada a todos e era super apegada ao meu pai, quando ele chegava do serviço lá estava eu correndo a contar tudo que tinha acontecido no dia. Lembrei de como era bom dormir de tarde no seu colo nos finais de semana...mas esses dias me deparei com a cruel realidade que eu mudei...não o abraço como antes...parece que a vida me machucou tanto que tenho medo de em um simples abraço me ferir. Isso doi e imagino como doi em você.

Desejo mudar e voltar a ser aquela menina que abraçava e grudava sem medo.

Desejo que você tome iniciativa quanto a relação que tem com seu pai...

**A forma como você escreveu no blog hoje me fez lembrar de um trecho do livro...vou postá-lo...depois passa por lá e dá uma olhada.


Um grande abraço, sua amiga.

Gleice Gude Gude^^.

minif disse...

Mi gran amigo..tengo un nudo en la garganta!!!, me hiciste recordar que la gente decía lo mismo de mi padre!!
Que era un buen tipo!!, pero tan tan distante de nosotros,era un extraño para sus hijos y recien supe algo más de él, el dia de su muerte, hubiese querido conocerlo más, saber de sus historias y decirle que a pesar de todo las carencias de afecto que tuvimos "lo amo mucho", y es que sabes? a veces la gente se preoupa más por complacer y quedar bien ante las personas que las rodean y los amigos que se olvidan de que en casa lo espera su familia aquellos a quien realmente deberían dedicar sus tiempo, su amor y sus alegrías...en verdad lo que un hijo pide es tiempo con los padres, momentos que quedarán imborrables, no importa si no hay dinero para comprar juguetes, soló basta con salir a correr y jugar con ellos..eso no cuesta nada..esos momentos son los que el hijo recordará por siempre, más que cualquier objeto material que uno les pueda ofrecer, nosotros los hijos no elegimos a los padres..sólo nos queda aceptarlos como Dios los manda y tratar de comprénderlos...lo único que te puedo decir es que si tu puedes hablar con él, dile lo que sientes..buscaló, no esperes a que el tiempo pase y habla con él...no sabes como yo quisiera retroceder el tiempo y hacer lo que muchas veces estuve pensando y solo quedo en eso....en pensamientos...A mi padre lo conocí más cuando él ya no estaba con nosotros y a mis 13 hermanos tambien!!!...jijijiijiji,
y a pesar de todo sé que fue un gran hombre que tuvo una gran debilidad y esa eran las mujeres...y nos amo mucho a su manera, pero que tambien traía una historia consigo que hizo de él un hombre que no podía expresar sus emociones ni sus afectos...

Un beso y abrazo a la distancia..
Romy
pd.- sorry for the length of the text

Anônimo disse...

Oiii grande post para o seu pai . Gostei :D

bem tem la uma brincadeirinha pa vc no meu blog passa la beijo e bom fim de semana ;)

Anônimo disse...

Oiii bgda plo comentario xDD

Bom fim de semana tb pa vc ;) eu nao sou sara jonnes sou Gomes :)

B. disse...

Pensando nesses pequenos detalhes, meu pai também pouco sabe sobre mim.

OBS: Acho que até alpiste deve ficar bom com azeitona! Adoroooooooooo azeitona.

Kat disse...

Pois é Sames, muitas vezes vivemos com uma pessoa e não a conhecemos. Eu chamo o tipo de relação que tenho com meu pai de "distância saudável". Tem funcionado.
Quanto ao biscoito passatempo,cada cinco deles tem 134 calorias e 4,7g de gordura. O recheado tem 145 cal e 6,8 de gordura(isso é muuuita gordura.
E já que você gosta de lembranças de infância, vou te confessar uma: quando saiu o passatempo colorido, eu lambia cada linha do desenho, pois pensava que cada cor tinha um sabor, tipo, se a linha era vermelha tinha sabor morango, a verde sabor limão,e assim por diante! hahah

beijinhos

Lys disse...

pow, já assisti O Curioso caso Benjamin Button, e ameeeeeeeei! bom fim de semana

Tania Capel disse...

minha relação com meu pai nunca foi boa... faz uma ano que ele morreu! nunca baixou a guarda, nem na partida e partiu sem ouvir dos filhos que era amado! meu irmão até demonstrou cuidando dele no final... mas entre nós, permaneceu uma barreira intransponível até o fim!

o neto que ele nem fez questão de conhecer diz sempre que tem saudades! o que prova que é sempre mais feliz quem ama!

beijos e um bom domingo com macarronada a bolonhesa e azeitonas! rs

Unknown disse...

Olá amigo, achei muito interessante seu blog, tão importante para nosso resgate pessoal. Um beijo carinhoso

Danielle Balata disse...

Perfeito!!

Na verdade, eu até hoje tenho o meu pai perto de mim.. =) Ele sempre muito presente e me acompanha em todos os momentos da minha vida..
Mas se seu pai lê este post, pode contar que ele vai passar a te amar mais ainda.
Beijos e boa semana.

Eddi disse...

Ei cumpadre, cara nova, nome novo! Bem que estava mesmo escrito lá no outro que vc não sabia explicar mas que tinha ido alí saber...hummm! Nome perfeito, adorei...mas ainda não tive coragem de apagar o "não sei explicar" da minha listinha...rsrsrs.
Bjokas e uma ótima semana pra vc!!!

Anália disse...

Quase choro =/
meu pai sabe muito pouco de mim.

B. disse...

Vou ter que providênciar um requerimento reconhecido em cartório solicitando novas atualizações é???

Meninas de Pantufa disse...

Olá Sames....
Bom, eu não posso reclamar do meu Pai, aliás só tenho a agradecer a ele e muito.... sempre esteve ao meu lado, ainda ontem, eu conversava com o meu marido e disse a ele que eu nunca apanhei do meu pai, lógico que broncas sim, mas nada....
Adoro passar por aqui e ler seus textos... gosto mesmo...lendo este eu percebi quantas coisas que vc fala eu tb gosto, e digo que não aguentei e dei risada "nunca tive vontade em ser médico (às vezes tinha, quando assistia Plantão médico),"... gente vc me fez ir lá atráz, voltar muito tempo e me trouxe uma lembrança maravilhosa daquela época que eu tb assistia e tb queria ser médica......mas foi um sorriso tão gostoso, me valeu a noite.

bjs......
vou parar de escrever um pouco pq fica muito cansativo....

Luana Giampietro disse...

Ahhh.. eu sei como é... quando eu era criança, meu pai trabalhava pra cacete... mas nunca foi distante a esse ponto... teve uma época que estivemos um pouco afastados, por pura besteira minha, mas ainda bem que vi meu erro a tempo, hj meu pai é um dos meus melhores amigos, a gente se vê todo dia, trabalhamos juntos e ele me deu a oportunidade de ser sócia dele, isso é uma honra enorme pra mim!!

outra coisa:

desculpe demorar pra responder seus comentários lá do blog...
vou seguir suas dicas de filme tb!!
adorei o que vc falou sobre os meus vídeos do YouTube...
e Dirty Man era eu mesma cantando, foi pra fazer um Demo com meus amigos, ficou legalzinho!!
;)

beijocas

Luana Giampietro disse...

aliás o blog tá lindo!!

foi vc que fez?????

Eddi disse...

Amigo já votei lá na página inicial tá, mas para registrar aqui tb...ficou ótima a nova cara do seu cantinho!
Só está faltando uma coisinha...post, post,post...pleaseee!!!

bjos e uma ótima semana!

小喬 disse...

Thank you for your visit and message ... your blog really good!

小喬

Lucas disse...

Que bonito texto! Não sabia que você teve pedra nos rins. Ah, acho que fui eu quem te ensionou a arte de hipnotizar galinhas :)

Aninha disse...

CARA!!! Vc já me fez chorar de tanto rir e hj, lendo o q escreveu com a trilha sonora q colocou chorei, não sei do q, só sei q suas palavras me emocionaram ... super bj

Natália Oliveira disse...

Muito foda esse texto.
Cheguei a ficar emoionada com a
história. Parabéns o texto é bem
sensivel. Um abraço.

Francieli Severo disse...

Acredito que onde quer que seu pai esteja ele saberá disso tudo que vc contou.
Infelizmente os nossos pais tinham/tem que manter uma postura mais rígida, que adquiriram de nossos avós. A geração dos filhos (nós) será bem diferente, pois levamos um estilo de vida diferente, com conceitos idem.
Meu pai até hj não baixou 100% a guarda, porém depois que se viu separado dos filhos percebeu o quanto nós fazemos falta todos os dias, e consequentemente acaba vindo mais atrás p/ saber das coisas.
Como vc deseja deixar herdeiros, a oportunidade de fazer diferente está lançada!

Um bjo!